Gênesis 32-34; Salmos 145; Marcos 13
- AEM COLLEGE

- 24 de mar. de 2025
- 1 min de leitura
O autor do Evangelho Segundo Marcos é tradicionalmente reconhecido como jovem João Marcos mencionado no livro de Atos (12:12; 13:5; 15:37 a 39). Marcos viveu em Jerusalém e teve a oportunidade de conviver de perto com Pedro. Ele era parente de Barnabé e participou da primeira viagem missionária com Paulo. Naquele momento, o desafio foi grande demais para Marcos e ele desistiu. Se a história de João Marcos tivesse terminado ali, seria decepcionante, entretanto, mais adiante, ele cooperou com Paulo quando esteve preso e foi muito útil no ministério (Cl 4:10, Fl 24, 2 Tm 4:11).
A maior parte do conteúdo do Evangelho de Marcos pode ser encontrado em Mateus e em Lucas, por isso esses livros são chamados de “Evangelhos Sinóticos” (ou semelhantes). Acredita-se que o Evangelho segundo Marcos foi o primeiro a ser escrito.
No capítulo 13, aprendemos a olhar para frente. O Templo de Jerusalém havia sido reformado e fazia parte de um conjunto de construções impressionantes, entretanto o sistema sacrificial da Antiga Aliança estava prestes a acabar definitivamente e o templo não teria mais função porque o Plano Perfeito de Deus chegou ao seu ponto mais alto, Jesus se entregou para o sacrifício perfeito! Está consumado!
Não se espante com o que está acontecendo, nem tenha medo do futuro. Faça parte da geração que anuncia as coisas que Ele tem feito, fale sobre os atos poderosos de Deus, da sua glória e majestade. Ocupe seus pensamentos com as coisas maravilhosas de Deus e permaneça atento: hoje pode ser o DIA!



Comentários