Gênesis 26-27; Marcos 10
- AEM COLLEGE

- 24 de mar. de 2025
- 1 min de leitura
“— Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível” (Marcos 10:27).
Abraão, seu filho Isaque e seus descendentes foram homens ricos e o próprio Jesus disse que eles estarão no reino eterno (Lucas 13:28). Então, o que aconteceu para Jesus dizer: “— Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha”. (Marcos 10:24 e 25).
A explicação mais aceita para essa hipérbole usada por Jesus são as cidades muradas, comuns no Oriente Médio desde antiguidade que, por segurança, tinham seus portões fechados a noite. Em seus muros podia haver pequenas aberturas pelas quais uma pessoa pequena conseguiria passar agachada. Essas frestas eram chamadas de “agulhas”.
A figura de linguagem usada por Jesus foi facilmente compreendida pelas pessoas que o ouviram naquele momento: o camelo era um animal grande demais para passar por uma abertura tão pequena.
Jesus não se referia à riqueza, mas ao amor a ela. Jesus deixa claro que não há nada que possamos fazer para merecer a salvação ou pagar por ela.
Muitas vezes ouvimos referências a Marcos 10:27 como Deus realizando “coisas impossíveis” em favor de pessoas, mas, no contexto original, essa é uma resposta de Jesus acerca da salvação: totalmente impossível para nós e completamente possível para Deus!



Comentários