Gênesis 24-25; Salmos 4; Marcos 9
- AEM COLLEGE

- 24 de mar. de 2025
- 1 min de leitura
“Lembrem que o Senhor Deus trata com cuidado especial
aqueles que são fiéis a ele” (Salmos 4:3).
O primeiro livro da Bíblia é chamado de Gênesis com o significado de “início” ou “origem”. Esse título foi usado pela primeira vez na Septuaginta, a tradução do texto em hebraico para o grego. Gênesis também é o primeiro livro do Pentateuco, o conjunto de 5 livros da “lei”: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. (Mateus 5:17; Lucas 16:17; Atos 7:53).
O “Livro dos Começos” apresenta a criação do meio ambiente, da humanidade a partir e Adão e Eva, a queda e suas consequências, o início das nações, das várias línguas e o relacionamento de Deus com os patriarcas. Historicamente, a autoria dos primeiros cinco livros da Bíblia foi atribuída a Moisés.
Abraão é considerado o primeiro patriarca, a partir dele começa a formação do povo hebreu, uma nação preparada para mostrar ao mundo o Plano de Deus. Abraão viveu com Deus e morreu numa velhice feliz, repleto de bons anos (Gn 25:8). Depois de sua morte, Deus continuou a abençoar seu filho Isaque com um cuidado especial (Gn 25:11).
Em Marcos 9:33, Jesus perguntou aos seus discípulos: sobre o que vocês estavam conversando no caminho, eles, porém, ficaram em silêncio porque o assunto era sobre quem seria o maior no Reino de Deus. Ao percorrer a Palavra de Deus, percebemos que Deus não tem “favoritos”, na verdade, ele tem servos fiéis que são chamados de amigos, um deles foi Abraão (Tg 2:23).



Comentários